Homem dormindo

Medicina do sono para motoristas

O sono possui uma função restauradora para o corpo e a mente, o que nos permite dizer que qualidade de vida e saúde incluem, também, uma boa qualidade de sono. Enquanto dormimos, nosso organismo trabalha diversas funções importantes para o seu correto funcionamento. São elas: manutenção e conservação de energia, amadurecimento do sistema nervoso central, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória e aprendizado e ação termorreguladora.

Muitos motoristas trabalham no turno da noite, por conta da maior tranquilidade nas estradas ou até por exigências da escala. Porém essa condição interfere de forma direta na sua qualidade de vida e desempenho, favorecendo o surgimento de doenças como: apneia, pressão alta, ansiedade, depressão, obesidade, etc.

Medicina do Sono

Segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a apneia do sono atinge de 15% a 17% dos motoristas profissionais. Esse distúrbio leva o motorista a ter, durante o dia, muita sonolência durante na direção, sendo capaz de dormir sentado, em pé, encostado numa parede.

O Optimuz OPT+z é uma plataforma que veio ao mercado com o intuito de facilitar o planejamento de escalas, levando em consideração as horas de descanso e lazer dos motoristas integrantes da equipe, e fazendo o plano de escalas de forma planejada e otimizada. Dessa forma o funcionário consegue trabalhar melhor e gerar um melhor resultado para a empresa.

Quando se trata de sono a recomendação é que se durma de 6 a 8 horas por dia, com média de 7 horas a cada 24 horas. Existem algumas pessoas, chamadas de grandes dormidores, que necessitam de 9 horas de sono reparador. Outras, chamadas de pequenos dormidores, que necessitam de apenas 5 horas.

O importante é que o sono tenha uma boa qualidade para que exerça função reparadora. Também é preciso que a escala de trabalho leve em consideração quando foi a última viagem do motorista em questão. Dessa forma o funcionário poderá descansar da forma adequada.

Lembre-se: é normal sentir um pouco de sono durante o dia, vez ou outra. Porém, caso esse cansaço se torne frequente, de forma que atrapalhe a sua rotina, não deixe de procurar um médico. Este pode ser um sintoma de algum distúrbio do sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *